quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Uma noite de Libertadores

Real Potosí 0x2 Palmeiras

Ontem, o Palmeiras jogou na inumana altitude de Potosí contra o time local e venceu por 2x0. Nem precisava, após os 5x1 em São Paulo bastava não perder por 4x0 - e se ainda fizesse um gol, obrigaria o adversário a marcar cinco de diferença. Luxemburgo pôs em campo seu time titular com exceção de Marcos que se contundiu no jogo da ida: Bruno; Maurício Ramos, Edmílson, Danilo(Jéci); Fabinho Capixaba, Pierre, Diego Souza (Lenny), Cleiton Xavier, Armero; Williams (Jumar) e Keirrison.

Apesar da pressão inicial do time da casa, o Palmeiras se manteve na defesa, contra-atacando com inteligência, respondendo bola na na trave com bola trave. Danilo salvou um gol certo do Real Potosí em cima da linha e no contra-ataque Armero fez um belo lance, avançou com velocidade, cortou o lateral boliviano e enfiou pra Keirrison, que fez o pivô e deu uma assistência perfeita para Cleiton Xavier, que veio de trás e concluiu com igual perfeição. Por razões óbvias o time da casa sentiu o gol e diminui o ritmo.

No segundo tempo, no entanto, o Potosí, muito mais na vontade do que na técnica, ensaiou nova pressão, aí Vandeco Luxemba sacou Williams - que sentiu bastante a altitude - e colocou Jumar, fazendo o time verde retomar o controle do meio-campo. Por volta da metade do segundo tempo, o jogador do Potosí atrasou mal uma bola, Keirrison - que é craque - roubou ela, cortou a zaga e o goleiro e matou o jogo. Aí foi só administrar.

O melhor em campo foi Keirrison, mas Armero fez o seu melhor jogo com camisa palmeirense depois de uma estréia e jogos discretos. Maurício Ramos jogou muito e ganhou praticamente todos os lances. Cleiton Xavier sentiu um pouco a altitude e não desenvolveu sua velocidade habitual, mas chegou firme para concluir no lance do primeiro gol. Tirando o glorioso Fabinho Capixaba, o restante do time foi bem.

O Palmeiras, entretanto, não vai ter moleza pela frente, caiu no grupo da morte do torneio com Sport (seu carrasco na última temporada e que também está com 100% de aproveitamento em 2009), LDU (atual campeã do torneio) e Colo Colo (atual campeão chileno).

Demais jogos pela pré-Libertadores:

O Estudiantes, mesmo jogando em casa, suou a camisa para eliminar o Sporting Cristal , venceu por 1x0 com um gol no finalzinho, depois de ter perdido o jogo da ida por 2x1. Caiu no grupo do Cruzeiro e deve brigar com a raposa pela ponta dele.

O Universidade de Chile, na bacia das almas eliminou o Pachuca ontem (perdeu por 2x1, mas havia vencido por 1x0 em casa) e cai no grupo do Grêmio, mas não deve assustar.

O Deportivo Cuenca superou o Deportivo Anzoátegui da Venezuela e cai no grupo do Boca - mas não ameaça muito.

O Indepediente de Medellín, após judiar do Peñarol - que tristeza o futebol uruguaio, não? - em casa por 4x0, segurou um empate no zero fora e cai no grupo do São Paulo - que pega outro colombiano, o América de Calí e o Defensor Sporting do Uruguai, onde, numa boa, o tricolor se classifica com tranquilidade.

Hoje ainda tem Nacional-PAR contra El Nacional-EQU, mas como os paraguaios já enfiaram cinco na ida - e fora de casa ainda mais -, creio que tudo já esteja definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário