quinta-feira, 26 de março de 2009

Futebol Nacional

Depois de uns dias sem comentar sobre futebol - tanto pela falta de tempo quanto pela necessidade de escrever sobre coisas mais tensas urgentes -, faço um comentário rápido sobre os estaduais que se aproximam de sua reta final.


Em São Paulo,

O Palmeiras, matematicamente classificado e praticamente garantido em primeiro lugar ainda não encontrou adversário que lhe fizesse frente. Venceu todos os jogos em que foi bem ou razoável e mesmo quando foi muito mal, empatou. É o mesmo time que está às vias de uma desclassificação na primeira fase na Libertadores, o que é bem curioso - aliás, garantir o primeiro lugar é meio caminho andado para vencer esse Paulistão.

O Corinthians encontrou em Ronaldo a inspiração para seguir adiante. É um time operário que tem um grande craque e uma torcida apaixonada, lembra em algo o Brasil do tetracampeão. Mano Menezes, aliás, é técnico para se ter cuidado, fez um grande trabalho no Grêmio e tem tudo para fazer história no alvinegro.

O São Paulo, sem muito brilho esse ano, tem um jogo contra o Palmeiras que pode ser o divisor de águas da equipe nesse torneio; mesmo que as chances de desclassificação sejam baixas, se o time não for bem, ficará patente que ele não terá vida longa nesse torneio. Enfim, derrota no clássico vai ser uma ducha de água fria. Por ora, ainda resta a esperança, não obstante o futebol apático.

O Santos, que passa por um campeonato de altos e baixos vai ser o grande com mais dificuldades para se classificar e no máximo atacha um quarto lugar - mas nas finais teria mais chances de crescer do que o São Paulo.

A Portuguesa, que há muito não fazia frente aos grandes, esse ano está mais incômoda e pode morder uma vaga, apesar da tradicional intempestividade das coisas no Canindé - e sobre isso, o igualmente intempestivo Mário Sérgio há de concordar comigo.

Barueri e Santo André não têm time nem estrutura para jogar a Série A e correm o sério risco de bater e voltar.

No Rio,

O Vasco deve voltar para Série A, não com a mesma facilidade do Corinthians 08, mas volta - agora, o estadual, esqueçam.

Até quando durará a passagem de Cuca pelo Flamengo? Não creio que muito.

O Fluminense com Fred e Parreira melhorou bastante e tem boas chances para chegar à final.

O Botafogo é o melhor time no cômputo geral, mas tem matar o campeonato tão logo, senão pode acabar surpreendido pela ascensão do tricolor das laranjeiras.

Em Minas,

O ritmo do Cruzeiro arrefeceu, mas a prioridade, claro, é a Libertadores. O Galo de 09, pouco a pouco, sob a batuta de Leão vem se tornando um time bem melhor do que o do ano passado e pode surpreender positivamente.

Em Pernambuco,

O Sport mantém a hegemonia e o meu querido Náutico vai sofrer esse ano de novo.

No Rio Grande do Sul,

O Inter é bem melhor do que o Grêmio, o caso aqui é saber se ele não vai atolar como vem sendo recorrente nos últimos anos.

2 comentários:

  1. Hugo,

    Em relação ao campeonato carioca, sei não... Parece-me que o melhor time no momento, ao lado do Botafogo, é o Vasco. Acho que o time de São Januário tem grandes chances de vencer a Taça Rio e bater o Botafogo na final do Carioca. E olha que eu sou Flamengo, hein!

    ResponderExcluir
  2. Bruno,

    E olha que no Rio, eu sou Vasco hehehe...Bem talvez eu tenha sido um pouco radical, mas creio que o Botafogo tenha boas chances e na chegada o Fluminense. Esperemos...

    abraços

    ResponderExcluir