domingo, 1 de março de 2009

Santos 1X0 São Paulo e o fim de semana de futebol pelo país

Agora há pouco, o Santos ganhou do São Paulo pelo placar mínimo na Vila Belmiro. Para aqueles que fizeram catastofismo em relação ao peixe depois da goleada sofrida no clássico contra o Palmeiras, fica a lição de que o quadro não é tão preto quanto eles pintaram; por outro lado, para aqueles que veem um milagre nessa recém-iniciado trabalho de Vagner Mancini, respondo que estão enganados, o futebol que foi jogado hoje pelo time esteve dentro da média dele no ano. Por outro lado, o São Paulo novamente entrou em campo com o freio de mão puxado e nem mesmo depois da passagem do Carnaval as coisas parecem ter mudado pros lados do Morumbi; futebol feio e uma falta danada de gana foi o que se viu hoje no litoral.

O jogo começou com o Santos no 3/6/1 para ganhar o meio de campo e desestabilizar a zaga tricolor, uma tática com intentos não muito diferentes do 4/5/1 adotado de início contra o Palmeiras. O São Paulo manteve o seu clássico 3/5/2, mas faltou atenção a Muricy em reforçar o meio, ou, quem sabe, ousadia de um dos zagueiros em subir para o meio para fortalecê-lo. Nesse sentido, os vinte primeiros minutos foi de domínio santista com o miolo de meio do peixe (com Brum, R. Souto, Madson e Molina) dominando as ações frente a Jean, Hernanes e Hugo; Roni na frente fazia o pivô e era (mal) marcado desnecessariamente por três zagueiros são-paulinos. Os alas do tricolores também não jogavam, mas só Léo do Santos incomodava. Poucas bolas chegavam para Dagoberto e Washington, mas quando chegavam - por conta de algum lampejo de Hernanes - o trio de zaga santista cortava com destreza.

No entanto, Hernanes cresceu no jogo e foi impondo um contra-ataque mais qualificado para o São Paulo. Nisso, Washington sofreu pênalti claro pelas mãos de Fabão que não foi marcado. O tricolor crescia. Numa bola parada, Léo, pouco antes de sair contundido, salvou cabeçada certeira de Washington em cima da linha. No entanto, o peixe recupera o ritmo e num belo lance de Roni apanhando um lançamento e metendo de meia-bicicleta para a área para o arremate de Molina - que até então não fizera nada no jogo - que na pontinha da chuteira de Rodrigo e faz o placar marcar 1x0 peixe aos 40'.

Entre o segundo tempo, Muricy tira o inscipiente Wagner Diniz por Zé Luís e não muda nada no panorama do jogo. Mesmo as bolas que chegam em Washington e Dagoberto, os atacantes não conseguem concluir com tranquilidade dada a firmeza na marcação do trio de zagueiros santista formada por Fabão, Domingos e Fabiano Eller. O peixe, modorrentamente contra-atacava e ia administrando o jogo. O guerreiro Domingos saiu contundido e Mancini mudou o esquema para o 4/4/2 com a entrada de Róbson, mas nada mudou e o Santos conseguiu a primeira vitória do ano.

Assim, o Santos dá um passo fundamental para a classificação enquanto o São Paulo prossegue não empolgando, no entanto, quer saber de uma coisa? É muito, mas muito difícil mesmo que os dois não sigam adiante nesse torneio.

O Palmeiras,

ontem venceu o Guarani por 1x0 no Palestra com o seu mistão e com direito também a um belo gol de Deyvid Sacconi, garoto que se contundiu ano passado e que por isso perdeu quase toda a temporada de 2008, voltando só agora, muito bem por sinal. Quem seria capaz de parar esse Palmeiras nesse Paulistão? Por enquanto ninguém consegue ter um somatório de técnica e vontade semelhante, mas num campeonato decidido em um mata-mata, nada está definido.
No Rio,
venceu o Botafogo o Resende e ganhou o primeiro turno. Não tenho assistido muitos jogos do Campeonato de lá, mas é certo que ao contrário da temporada 08 onde os times entraram bem com exceção ao Vasco, esse ano as coisas não vão bem para os cariocas. O Vasco terá um caminho muito duro na Série B, deve voltar, mas certamente sofrerá mais que o Corinthians no ano passado. O Fluminense prossegue abalado pela maldição da LDU e não consegue jogar bem. Cuca prossegue falhando nos momentos decisivos e o Flamengo pagou o preço. Por enquanto, apenas o regular Botofago de Ney Franco merece algum destaque e mereceu vencer a primeira etapa do estadual, no entanto, ainda é muito pouco.

No outro Rio, esse lá no Sul,

O Inter venceu o Grêmio e ganhou o primeiro turno do campeonato estadual. Venhamos e convenhamos, há muito tempo os dois times grandes de Porto Alegre não começam tão bem a temporada, no entanto, o Inter prossegue tendo mais time que o seu rival - esperemos para ver se o colorado terá uma campanha mais regular esse ano, afinal de contas, em 2008, o time derrapou demais.

atualização das 23:08: E o Corinthians só empatou com o Marília. O timão faz boa campanha, mas come poeira em relação ao Palmeiras, estando três pontos atrás do rival mesmo tendo um jogo a mais. Seu grande trunfo é não ter uma Libertadores para jogar, o que, lá frente, pode fazer toda a diferença. Nesse exato momento, os eternos rivais são os times mais regulares e com mais fome de ganhar em SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário