quinta-feira, 30 de abril de 2009

Colo Colo 0x1 Palmeiras

Não gosto de ser comentarista de resultado feito, mas não tive tempo de postar nada sobre os vários jogos que iriam acontecer hoje. Foi uma noite de quarta maravilhosa para quem gosta de futebol. O Palmeiras, por sua vez, tinha uma missão praticamente impossível no Chile. Tinha mais time, mas jogava fora e sequer tinha a vantagem do empate. Mais que isso, jogava contra o time que lhe dera uma pancada de 3x1 no jogo do turno da primeira fase. Este era, sem dúvida, o grupo da morte. O Palmeiras fora derrotado pela LDU em Quito (normal), mas a derrota pro Colo Colo no Palestra determinava que o time não poderia mais perder se quisesse se classificar. Depois vieram uma vitória espetacular contra o Sport no Recife, mas empatou em casa contra o brasileiro. Venceu a LDU no Palestra. Nesse ingrato jogo de hoje, venceu o Colo Colo com um jogador a menos depois de ter metido duas bolas na trave e, detalhe, venceu com um único gol, de fora da área de Cleiton Xavier, aos 42 minutos do segundo tempo - precisa de mais? Pela primeira vez no ano, o Palmeiras venceu um jogo verdadeiramente decisivo. Esse tipo de classificação é um verdadeiro estímulo na hora do mata-mata.

4 comentários:

  1. Hugo, realmente, a vitória do Palmeiras sobre o Colo-Colo foi heróica. Com um jogador a menos (se bem que com o Marcão no time o Palmeiras SEMPRE joga com um a menos...hehehe) durante a maior parte do segundo tempo e depois do Keirrison ter chutado 2 bolas na trave, ainda no primeiro tempo, o Cleiton Xavier (a melhor contratação do Palmeiras para este ano) fez um golaço, numa belíssima jogada individual, e definiu a classificação para o Verdão.

    Porém, creio que apesar da moral e da auto-estima ter subido muito com isso, entendo que o Palmeiras ainda possui um ponto fraco, que é a sua zaga e a lateral-direita.

    Se o Palmeiras não resolver estes problemas, dificilmente chegará à fase semi-final do torneio. Com Marcão, Maurício Ramos, Danilo e Fabinho Capixaba no time, não há meio-de-campo ou ataque talentoso que dê jeito.

    Comentários dizem que o Palmeiras está procurando contratar alguns jogadores para a defesa. Que o faça o quanto antes, pois do contrário dificilmente conquistará o título ou sequer chegará a final ou então conseguirá isso no sufoco, tal como ocorreu com a classificação à segunda fase.

    Mas, se o Palmeiras teve tantas dificuldades para se classificar num grupo em que ele deveria ter sido o primeiro colocado e se classificado com antecedência, fico imaginando o quão difícil será conseguir avançar na Libertadores, que vai ficando mais difícil a cada fase.

    Então, apesar da vitória heróica contra o Colo-Colo, entendo que as deficiências da defesa palmeirense, se não forem sanadas, poderão impedir que o time avance à fase semi-final ou à final do torneio.

    ResponderExcluir
  2. Marcos D,

    Contra o Colo Colo quem jogou na ala-direita foi Wendel e não Fabinho Capixaba - no segundo tempo, o garoto Souza, que entrou como volante. Dizem que a necessidade é mãe das invenções, mas no futebol, ela é o carrasco das invencionices. Wendel, que é volante de origem, é capaz de jogar muito bem na posição - que é tão carente no nosso futebol -, mas Luxemburgo não o escala por motivos certamente de ordem pessoal. Na quarta, ou ele fazia isso ou perdia jogo. Fez o certo, mesmo que no segundo tempo, o tenha tirado para abrir o time, passando o promissor Souza para a posição - que, por sua vez, jogou melhor do que o "titular" Fabinho.

    O mesmo vale para o meio-campo, onde Luxemburgo, na hora do tudo ou nada, não teve coragem de escalar os brucutus habituais e pôs Souza.

    Também não acho Danilo e Maurício Ramos maus zagueiros. Eles começaram bem a temporada, depois caíram de produção e faltou o dedo do treinador para recupera-los.

    Sobre o grupo em que o time caiu, eu dicordo um tanto, o Palmeiras poderia sim ter sido colocado, mas ele era inquestinávelmente o grupo da morte dessa Libertadores. Os grupos nos quais caíram Cruzeiro, Grêmio e São Paulo não tinham sequer três equipes boas - no máximo, duas, como no grupo do Cruzeiro que tinha o Estudiantes. No Grupo A, havia quatro times que sabiam jogar bola.

    Na minha modesta opinião, o Cruzeiro é o melhor dos brasileiros. Grêmio no piloto automático, São Paulo de Muricy - que não ganha mata-mata - e o Sport tem chances medianas como o Palmeiras teria, mas o fato é uma classificação como essas pode dar o impulso necessário para o time chegar longe. Do outro lado os argentinos Boca e Estudiantes estão na espreita.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Sim, Hugo, concordo contigo, quanto à lateral-direita do Palmeiras, que é um ponto fraco do time, pois o Capixaba é muito fraco, e que existem poucos e raros laterais-direitos de qualidade no futebol mundial, atualmente (O meu Corinthians sequer tem lateral. Alessandro é um volante de origem, mas que se deu bem como lateral... ele defende e marca bem, embora erre muito quando apóia o ataque).

    Bem, é difícil entender porque o Luxemburgo insiste com o Capixaba (um palmeirense me contou o que seria o motivo dessa insistência, mas a história que ele me contou é impublicável...se quiser te envio por e-mail a informação que ele me passou).

    Creio que o Luxemburgo fez essas mudanças que você citou devido ao grande risco de eliminação. Mas, será que ele irá manter essa formação que derrotou o Colo-Colo ou voltará a insistir com o Capixaba e o Marcão? Vamos ver.

    Quanto aos zagueiros, eu creio que o Palmeiras precisa de reforços para o setor, sim. Como o grau de dificuldade da Libertadores aumenta a cada fase, então talvez essa defesa não 'segure o rojão' lá na frente, caso o Palmeiras enfrente um São Paulo, um Cruzeiro ou um Boca Jrs. Por vias das dúvidas, se eu fosse o Belluzzo, contrataria um bom zagueiro urgentemente. O Edmilson foi contratado para resolver o problema, mas se contundiu e não rendeu o que se esperava dele. Talvez já esteja na fase descendente da sua carreira.

    Eu também penso que o grupo do Palmeiras era o mais difícil da 1a. fase, mas era um grupo em que o Palmeiras, a meu ver, era o favorito para encerrar esta 1a. fase como líder e se classificar com antecedência.

    Talvez o fato de ter disputado alguns jogos da Libertadores ao mesmo tempo em que enfrentou o Santos pela semi-final do Paulistão tenha atrapalhado o time. Com certeza, isso aconteceu, sim.

    O Palmeiras é muito bom do meio-campo para a frente, mas a defesa não inspira confiança. Se eu fosse palmeirense, estaria preocupado com a defesa, sim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Marcos D,

    Sim, sim, eu me preocupo bastante com a defesa, mas acho que esses mesmos zagueiros podem até render melhor, desde que haja o devido treinamento.

    O Edmílson, por exemplo, estreiou voando e por algum motivo misterioso foi despencando até jogar uma partida simplesmente horrorosa contra o Colo Colo no Palestra, se contundir, voltar a jogar por alguns poucos jogos e naquele lance infeliz contra o Sport se machucar feio.

    Veja você que no início da temporada Luxemburgo esnobou Gustavo, um jogador que estava há tempos no elenco e apesar de um mau segundo turno de Brasileirão poderia ser muito importante nessa temporada.

    Sobre o Capixaba, eu até imagino a bomba que você poderia me mandar, eu não duvido. Muita coisa estranha tem se operado nessa quarta passagem de Luxemburgo pelo Palmeiras, jogadores que são misteriosamente queimados, outros que são estranhamente prestigiados e assim por diante. Por essas coisas o Palmeiras perdeu o Brasileirão do ano passado e o Paulista desse ano. É duro, mas isso é Luxemburgo mesmo.

    abraços;

    ResponderExcluir