quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Segunda Rodada do Brasileirão

Sempre com o devido espaço de tempo, seguem as notas de mais uma rodada do Brasileirão:

1. O Inter, com seu time misto, deu um coro no time titular do Palmeiras em Porto Alegre. Um golaço, no belo lance de Taison, alguma pressão desorganizada do Palmeiras ao longo do jogo até que D’Alessandro matou o jogo no finalzinho. O colorado se mantém invicto e sem tomar nenhum gol até agora, que lhe deixa na posição de líder, o time verde do Palestra Itália, do seu lado, continua titubeante.

2. O Náutico, desta vez, cravou uma vitória por 2x0 contra o mistão do Cruzeiro na zebra da rodada. Para um time que estava cotado para o rebaixamento certo, os alvirubros fizeram duas partidas boas nesse Brasileirão e iria vender caro uma eventual queda - principalmente se conseguir acertar sua defesa, porque o ataque com Bala, Gilmar e Lessa é bem promissor.

3. O jogo de mais gols da rodada envolveu, de novo, o Goiás que é, ao mesmo tempo, a melhor ataque e a pior defesa desse torneio. O placar serviu para pôr o Santos em crise e os jogadores se desentenderam novamente - principalmente, Fábio Costa, que faz o tipo de capitão provocador de incêndios.

4. O Avaí é um time frágil, mas arrancou outro empate. Dessa fez isso foi graças à ruindade do ataque do Flamengo. O time carioca é bem organizado, tem uma boa defesa e um bom meio-campo, mas lhe falta uma ataque razoável - por isso, a volta de Adriano é essencial para determinar a sorte rubro-negra.

5. O Corinthians, com time titular, não saiu do zero contra o Botafogo. Por ora, o alvi-negro paulista tá com a cabeça na Copa do Brasil, mas que precisa jogar um futebol mais conciso, isso precisa.

6. O São Paulo, atual campeão, também protagonizou um empate com gosto de derrota contra o Atlético-PR no Morumbi e ainda pode perder Bosco para as próximas rodadas.

7. No clássico nordestino, o Vitória venceu o Sport, manteve o tabu sobre o rival e se manteve na zona de classificação para a Libertadores, os pernambucanos ainda estão de ressaca.

8. O Atlético-MG viu Celso Roth conseguir sua revanche contra o Grêmio e irá está na briga.

9. O Santo André mandou ver um 4 a 2 no Coritiba. Os paranaenses perigam mesmo.

10.Fluminense e Barueri maltrataram a bola e o gramado num empate em zero de dar raiva.

2 comentários:

  1. No começo é mesmo esse freio-de-mão puxado. Os times de olho na Libertadores e na Copa do Brasil, que esse ano teve Fluminense, Corinthians, Inter, Vasco e Flamengo nas quartas-de-final (o Coritiba, que começou mal o Brasileiro, chegou à semi).

    A curto prazo, um motivo para instabilidade: jogadores podem trocar de time com até seis partidas jogadas. A médio prazo, também; a perspectiva de transferência para a Europa. Ou seja, o primeiro turno do Campeonato funciona como laboratório para revelação ou confirmação de talentos transferíveis.

    (Uma pena - temos uma competição onde 7 ou 8 times podem muito bem ser campeões, coisa que não existe em nenhum outro país).

    Dois exemplos de influência das transferências no rendimento dos times: ano passado, o Flamengo negociou jogadores e caiu de produção. O São Paulo, não, e foi aquela arrancada.

    Observação pessoal: se o meu Fluminense não prorrogar o contrato de Thiago Neves vai ser um problemão. É flagrante como o time depende dele.

    ResponderExcluir
  2. Anrafel,

    É verdade, e as coisas só não estão piores porque a crise tá muito mais braba na Europa do que no nosso Brasil varonil.

    Quanto ao Fluminense, concordo, sem Thiago Neves, o que é um bom time, vira um time médio para ficar ali pela décima colocação.

    abraços

    ResponderExcluir