quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mix

A Semana vai correndo e eu tento acompanha-la, mas falta fôlego. Vamos lá:

1. Ontem, o meu Palmeiras foi eliminado pelo Nacional na Libertadores. Numa boa: Time que contrata Obina deveria ser excluído de torneios internacionais por pelo menos uns cinco anos. O Corinthians, por sua vez, bateu o Inter por respeitáveis 2x0, nada mal - um bom esquema tático somado a um craque no comando de ataque e uma torcida participativa são fatores decisivos num mata-mata; o Inter, sem Nilmar e Kléber, mesmo jogando com disposição, acabou se lascando, mas atentem: Não é impossível virar. Hoje, vi o primeiro tempo de Brasil e EUA, o placar de 3x0 me pareceu barato para a Seleção: Uma boa partida complementada por uma seleção americana abaixo da média das próprias seleções americanas dos últimos tempos.

2. O STF decidiu que o diploma deixa de ser obrigatório para o exercício do jornalismo. Honestamente, penso que foi um belo desperdício de dinheiro público realizar um debate como esse. Primeiro, é anacrônico falar de jornais e jornalistas nos dias de hoje. Segundo, o século 21º será marcado pelo avanço do poder da Mídia via fenômeno internético e eis que se afirmará a importância da comunicação social - mas de uma comunicação social que terá, necessariamente, de se mover para além das amarras da anacrônica ideologia jornalística, na medida em que ela será uma das chaves para entender a profunda contradição de um capitalismo desmonetarizado, informacionalizado e que viverá às turras com a tensão dialética entre o aumento do poder da difusão da informação e a fragmentação dos agentes midiáticos por conta dos mesmos motivos.

3. O Irã continua pegando fogo por conta da eleição no mínimo questionável de Ahmadinejad. Um problemão para os iranianos e mais uma faísca na fogueira do Oriente Médio. O país é uma teocracia além de ser um dos maiores produtores mundiais de petróleo. Ahmadinejad é uma daquelas figuras que provam que quando as coisas estão ruins, elas ainda podem ficar pior. A pergunta que não quer calar é: Por que, anos atrás, Mohammed Khatami foi ignorado pelo Ocidente? Burrice ou o desejo de ver o circo pegar fogo e tirar proveito disso? Talvez os recentes eventos no Iraque respondam as minhas indagações pueris, mas eu as deixo aí mesmo, pelo menos em caráter de provocação.

5 comentários:

  1. Quando o Obina foi contratado, camarada meu Palmeirense quase chorou, haha!

    Contratar atacante q não fazia gol ha 6 meses? Pra uma libertadores? Só pode ser masoquismo!

    Quanto aos jornalistas e etc, vocÊ já deve ter lido minhas opiniões!=)

    ResponderExcluir
  2. É pedir para ser eliminado mesmo...mas tem outras jóias raras lá no Palestra: Fabinho Capixaba, Jéci, Jeferson, Jumar, Sandro Silva, Willians...

    ResponderExcluir
  3. Hugo, Luxemburgo errou muito no primeiro jogo contra o Nacional, em São Paulo, e pagou caro por isso. Ele escalou muito mal o Palmeiras naquela partida e o preço foi pago no segundo jogo, na qual o Palmeiras foi bem superior, mas não teve um jogador que tivesse o poder de decidir a partida. Faltou um Ronaldo para o Palmeiras.

    Mas, se o Palmeiras, pelo menos, morreu lutando e jogando melhor do que o adversário, um caso muito diferente foi o do São Paulo, que deu vexame contra o Cruzeiro em pleno Morumbi lotado.

    E em vez de mandar embora os jogadores que fazem corpo-mole dentro de campo, o tricolor paulista preferiu se livrar do técnico que lhe deu 3 títulos brasileiros consecutivos.

    Depois disso, duvido que o São Paulo se classifique sequer para a Libertadores de 2010.

    Quanto à final da Copa do Brasil, o Corinthians terá que jogar muito mal em Porto Alegre para perder o título.

    Esse time do Corinthians é bem superior ao que disputou a final da mesma Copa do Brasil contra o Sport em 2008. Agora, o Timão tem Ronaldo, Jorge Henrique, Cristian, Elias, Douglas (jogadores que não participaram da Copa do Brasil do ano passado) e um Felipe que está num momento espetacular, defendendo até pensamento e pegando absolutamente tudo.

    Já o Inter provou que não é o bicho-papão que diziam por aí. É um time forte e competitivo, mas está longe de ser um 'bicho de sete cabeças', como disse o Ronaldo.

    O Inter descobriu que uma coisa é ser campeão gaúcho em cima do Caxias (que disputa a Série C do Brasileirão), outra, bem diferente, é disputar um título com o time que é o atual Campeão Paulista INVICTO e cujo time titular sofreu apenas 1 derrota em 2009 (para o Atlético-PR na Copa do Brasil).

    E o Corinthians desperdiçou uma ótima chance de liquidar a fatura neste primeiro jogo, fazendo logo uns 3 X 0, pois o Inter teve um jogador expulso (Leandrão, que deveria ter sido expulso já na primeira falta violenta que cometeu... o árbitro foi muito bonzinho com ele), passou a errar muitos passes depois que sofreu o segundo gol e o Corinthians não forçou o jogo para cima do Inter, para marcar 3 X 0, como deveria ter feito, talvez com receio de sofrer um gol no contra-ataque. Afinal, foi justamente o gol de Carlinhos Bala no final do primeiro jogo, no Morumbi, na decisão de 2008, que acabou permitindo ao Sport ser campeão.

    Assim, para evitar a repetição disso, o Corinthians se preocupou mais em fazer o tempo passar, depois que marcou 2 X 0, do que em marcar o 3o. gol.

    E o Inter também mostrou que os seus reservas não mantém o nível do time titular. Assim, me parece que o elenco do Corinthians é melhor do que o do Inter, pois os reservas do Timão são bem melhores... Marcelo Oliveira que o diga.

    Os times titulares dos 2 times são equivalentes, mas o Corinthians tem Ronaldo, que decide quando precisa, como se viu contra o São Paulo, Santos, Atlético-PR e no primeiro jogo da final da Copa do Brasil.

    Me parece que o Corinthians tem um time mais equilibrado e melhor entrosado (afinal é o mesmo time que disputou a Série B, apenas com Ronaldo e Jorge Henrique como novidades) e que consegue manter o nível da equipe mesmo quando joga com alguns desfalques (eu disse alguns e não 9, como ocorreu contra o Inter na primeira rodada do Brasileirão), enquanto que o Inter depende mais das suas individualidades (como Nilmar, D'Alessandro e Taison).

    Além disso, o Inter faz muitas faltas e algumas são bem violentas, como o Leandrão deixou bem claro nesta primeira partida da final. E Sandro e Bolívar são outros que 'batem bem', mas no adversário.

    Assim, creio que o Corinthians somente perderá o título da Copa do Brasil para ele mesmo. Até porque, se o Timão fizer um gol, apenas, o Inter terá que fazer 4 para ser Campeão.

    E essa vantagem deverá ser devidamente explorado pelo Mano Menezes, que colocará o Corinthians, provavelmente, para matar o jogo no contra-ataque em velocidade, explorando a rapidez de jogadores como Jorge Henrique e Dentinho, jogando abertos pelas pontas, e o poder de finalização e decisão de Ronaldo.

    ResponderExcluir
  4. Marcos D,

    Sobre o Palmeiras e o São Paulo é o seguinte: Luxa merecia ter caído muito mais do que Muricy e acho até que valia a pena trazer ele pro Palestra - um técnico mais barato e menos problemático, ainda que também não saiba como vencer Libertadores.

    Na Libé, eu achava que a única coisa que impediria uma decisão Cruzeiro x Estudiantes, seria o embalo com o qual o Palmeiras vinha da primeira fase. Acho que vai dar isso daí mesmo.

    Já o Inter, acho que ele sentiu muito a falta de Nilmar e de Kléber. Ainda assim, mata-mata é mata-mata, pode acontecer de tudo, já num contexto de pontos corridos, creio que esse elenco atual do Inter tenha mais consistência do que o Corinthians.

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. "Já o Inter, acho que ele sentiu muito a falta de Nilmar e de Kléber.".


    Isso acontece porque os reservas do Inter são muito mais fracos do que os titulares. E acredito que para ganhar um campeonato brasileiro de 38 rodadas é preciso ter um bom elenco, em torno de 17 ou 18 bons jogadores (não craques, mas bons). Somente com 11 não se ganha um campeonato tão longo e desgastante.

    abraços

    ResponderExcluir