domingo, 23 de maio de 2010

Terceira Rodada do Brasileirão

Dez notinhas sobre o Brasileirão:

1. No apagar das luzes do Palestra Itália, o Palmeiras bateu o Grêmio por 4x2, provando que tem um bom elenco, capaz de jogar de igual para e igual - e até vencer - os melhores do futebol brasileiro, o que se é bom por um lado, por outro, atenta para a triste realidade de que sua crise não está no elenco, mas sim enquanto clube - o que torna tudo mais difícil. Por outro lado, o belo time do Grêmio é um dos favoritos ao título, jogou um tanto abatido pela eliminação na Copa do Brasil, mas precisa corrigir seus problemas defensivos para se recuperar no torneio.

2. O Corinthians bateu o Fluminense de Muricy, que dessa vez jogou bem, por 1x0. O time paulista chegou a liderança do torneio com 100% de aproveitamento, muito embora, ainda não tenha encantado. Por ora, o Tricolor Carioca segue mal, sob o comando de Muricy foram 4 derrotas e apenas uma vitória, mas é preciso considerar que já se nota alguma evolução.

3. No jogo de maior diferença de gols da rodada, o Botafogo, que iniciou bem o torneio, bateu por 3x0 o rebaixável Goiás de Leão. O Botafogo se mostrou um time com os nervos à flor da pele e precisa corrigir uma série de coisas, por outro lado, Leão segue ladeira abaixo na carreira e seus times parecem um reflexo de si mesmo: Afoito e com a paranoia edipiana de jamais assumir suas próprias culpas.

4. O São Paulo bateu o Inter por 2x0 nas prévias da semi da Libertadores. Estranhamente, os treinadores optaram por entrar com os times praticamente titulares. A verdade é que o Inter dormiu e o São Paulo desandou a jogar bola depois de um ano de futebol morno - agora, a reação do time é impressionante: Liderado por Hernanes que marcou os dois gols hoje, Fernandão que chegou incendiando o time, Dagoberto que voltou a jogar bola e Marlos que finalmente parece pegou o ritmo da coisa. Não dá, no entanto, para tirar esse jogo como parâmetro para o jogo das quartas de final da Libertadores, mas que ele nos mostrou boas pistas, sem dúvida. Ainda assim, não mudo minha aposta.

5. O Santos foi até Goiás e bateu o Atlético local. Aparentemente, a equipe goiana depois do segundo jogo da semi da Copa do Brasil sentiu o peso de jogar entre os grandes e caiu de produção. O Santos prossegue somando seus pontinhos.

6. O Atlético-MG, depois da bisonha e inexplicável derrota para o Prudente, bateu seu xará paranaense por 3x1. O Atlético-PR é um bom candidato para o rebaixamento.

7. O Ceará, que tem um dos times mais modestos da Séria A, bateu o Vitória, finalista da Copa do Brasil, e segue somando pontos que lhe serão úteis mais adiante, mas nada leva a crer numa grande campanha dele. O Vitória está concentrado na Copa do Brasil, que decidirá contra o poderoso Santos, e deve fazer um bom torneio.

8. O Avaí não teve muitas dificuldades para bater o fraco Vasco do estreiante Celso Roth. Dos times médios, é o que tem mais chance de surpreender. O Vasco se bobear, cai de novo.

9. O Flamengo bateu o bisonho Prudente e conseguiu sua primeira vitória, algo importante para um time que irá começar um período de reformulações.

10. O Guarani quase conseguiu bater o Cruzeiro, quase. A raposa empatou no finzinho. Os mineiros, quando superarem a eliminação na Libertadores, entram fortes na briga pelo título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário