sexta-feira, 2 de julho de 2010

Notas da Copa: Uruguai classificado

(A Alegria de Forlán - El País de Motevideo)

Jogo tenso, disputado e equilibrado. O Uruguai, nos pênaltis, eliminou Gana após Muslera, à la Taffarel, pegar duas cobranças e de Suárez, no último minuto da prorrogação ter salvado um gol certo com a mão - resultando em um pênalti que foi parar no travessão. Foi, sem embargo, o jogo mais emocionante da Copa. O escrete de Oscar Tabárez, depois de uma difícil classificação para a Copa, é a equipe que encanta, se não pela técnica, pela disposição e espírito. Há muito o futebol uruguaio merecia isso, tem quarenta anos que o futebol daquele país - bicampeão olímpico quando as Olímpiadas eram o principal torneio futebolístico e vencedor de dois dos quatro primeiros mundiais - fora reduzido à mediocridade - ou menos do isso - e todos as tentativas de renascimento - a saber, no começo da década com a geração de Recoba - fracassaram. Dessa vez parecia ser igual, uma campanha pífia nas eliminatórias sul-americanas onde, ainda que o Equador não tenha conseguido se renovar, os uruguaios se viram ultrapassados pelos chilenos, um doído confronto na repescagem contra a Costa Rica e um grupo complicado na Copa - com a África do Sul anfitriã, o México em boa fase e a França vice-campeã mundial. Primeira colocação, vitória contra os sul-coreanos e, hoje, contra o time mais bem armado da Copa, vitória heroica. De Gana, a ausência de Ayew pesou e bastante. A Celeste Olímpica vai para uma semi-final na qual não é favorita, mas tem chances.

Atualização de 03/07 às 00:33: O Lance de Ontem


2 comentários:

  1. Sinceramente, eu que antes torcia muito pelo Uruguai, depois do gol roubado com a mão virei a casaca. Fui Gana e próxima terça sou Holanda.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Adriano,

    Foi um lance desesperado. Em tese um jogador pode pôr a mão na bola durante um jogo, só que nesta ocasião, o juíz é obrigado a adverti-lo com um amarelo - e um vermelho, se ele evitou o gol - e marcar falta - pênalti, se for dentro da área. Foi o que Suárez fez e o que o juíz fez. Se o jogador de Gana errou a cobrança, paciência. É uma questão de cálculo de riscos em torno das condições reais.

    abraço

    ResponderExcluir