terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Blogosfera e as Eleições

Cheguei em casa há pouco e surpreendi-me com o post de retorno de Idelber Avelar à blogosfera - pensava que ele ia retornar no final de semana, não hoje, rompendo uma hibernação que até semanas atrás, supunha, com tristeza, que não teria fim. O Alexandre Nodari, poucos minutos antes, fez um grande post, finalmente entrando no debate eleitoral - e eu, como não perco uma boa oportunidade, fui lá polemizar. O João Villaverde fez um post interessantíssimo sobre um aspecto fundamental das eleições: A questão do patrimônio dos candidatos - sou um pouco mais pessimista, embora goste do tom do João, elegante que só ele, que foge à paranoia conspirativa. O Tsavkko declarou o voto dele em Plínio de Arruda Sampaio no Amálgama. Cá no meu canto, sigo acompanhando o desenrolar do processo e as variáveis em jogo, preparando um post especial assim que puder. As eleições deste ano começaram há mais tempo do que deveriam - nos factóides e não no debate -, mas hoje parece que a cobertura começou pra valer na blogosfera. 


Atualização de 12/08 àa 00:05: O Matamoros fez um post interessante sobre uma tuitada minha e debatemos um pouco por lá.

2 comentários:

  1. Irretocável seu post no blog Torre de Marfim. Crítica ao maniqueísmo não pode servir de pretexto para desideologizar o debate. Há séculos vivo lendo a respeito do suposto esquerdismo do Serra, os fatos de seu governo e a campanha que desenvolve não corroboram essa suposição.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Marola.

    Aliás, acho que o Matamoros fez um post formalmente bom - e foi leal e respeitoso ao me avisar por e-mail -, mas quanto ao conteúdo, bem...uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, fica meio complicado sustentar uma tese - que por si só já é bem dura de provar - como essa história da suposta redução da Política brasileira ao FLA X FLU se baseando numa única tuitada minha para construir toda a argumentação e me usar como exemplo. Creio que na medida em que desenvolvi meu raciocínio, devo ter me feito compreender melhor. Ainda assim, fica a ressalva que eu tento mesmo desideologizar o debate - pelo menos segundo a minha concepção de ideologia -, o que não quer dizer que seja possível alguém construir um argumento posicionado de algum lugar neutro - ou externo ao palco onde se realiza a ação política. Isso não. Cada ponto de vista, é visto de um ponto - se isso, para você, for ideologia, sim é impossível desideologizar o debate. Quanto ao nosso amigo Serra, só dá para desfazer a tese do completo desastre político que ele se tornou, descontruindo o ethos dos seus críticos para desviar o foco dos fatos - é isso que eu chamo de véu ideológico.

    abraços

    ResponderExcluir