domingo, 5 de setembro de 2010

A Última Rodada do Turno do Brasileirão

Ontem, o centenário Corinthians sapecou 5x1 no pobre Goiás, um dos grandes candidatos ao rebaixamento, e se manteve na briga pelo título simbólico do Turno do Campeonato Brasileiro. Seja como for, foi uma bela vitória num campeonato tão igual quanto esse, no qual vitórias por mais de dois gols de diferença são raras. O Vasco, seu adversário em um jogo que ficou pendente, bateu o Ceará por 2x0 fora, mantendo sua impressionante - e inesperada - recuperação no torneio sob o comando de PC Gusmão - os nordestinos, por seu turno, depois de figurarem na ponta do campeonato por várias rodadas, caem na real, mas creio que ainda estão na disputa por Sul-Americana. O Botafogo, time mais mais conciso taticamente do futebol carioca, empatou com Grêmio, um dos favoritos ao título no início do torneio que caiu em desgraça e agora tenta escapar da Série B pelas mãos de Renato Gaúcho - ao meu ver, os gaúchos devem escapar do inferno e os cariocas seguem na briga por Libertadores.


Hoje, teremos um jogo de seis pontos pela vaga na Libertadores entre o Palmeiras de Felipão, que vem em franca recuperação - esqueçam a derrota para o Atlético-GO, aquilo foi um ponto fora da curva - e o bom Cruzeiro de Cuca - tratam-se de duas equipes que tendem a fazer um bom Returno e a brigarem por vaga na Libetadores do ano que vem, até porque Santos e Inter, já classificados para o torneio, encontram-se na ponta da tabela, permitindo, por exemplo, que o sexto colocado se classifique. Por ora, vejo Fluminense e Corinthians claramente na Libertadores do ano que vem e, num segundo patamar, Cruzeiro e Botafogo, mas o Palmeiras é a equipe que mais ameaça os dois últimos e, aliás, é ligeiramente favorito pra o jogo de hoje.


O Avaí, em decadência, pega o ascendente Atlético-PR, mas o catarinense são favoritos. O Santos tenta se aproximar da ponta contra o instável Flamengo e é favorito.  O Guarani, que me surpreende, enfrenta em Campinas o líder Fluminense - que merece estar em primeiro, mas não é um time imbatível e precisa baixar um pouco a bola para ganhar hoje. Atlético-GO x Vitória é um jogo equilibrado por conta do mando, mas acho que os baianos vão aprontar. Galo x São Paulo é um jogo entre duas equipes que deveriam estar numa posição melhor na tabela, mas lutam contra o rebaixamento, elas por elas, os mineiros fizeram partidas mais consistentes que os paulistas nas últimas rodadas e são favoritos. O Inter, que é a melhor equipe brasileira no momento, deve sapecar o rebaixável Prudente e subir um cadinho mais. 


Fechada a rodada, debatamos sobre o que nos espera no Returno. Por ora, Fluminense e Corinthians estão levando o torneio na flauta porque, embora não fossem favoritos, se preparam bem para o torneio - talvez pelo péssimo início de temporada de ambos - enquanto seus rivais ou estavam na disputa de Libertadores e Copa do Brasil - caso do Inter e do Santos, os respectivos campeões de tais torneios - ou estavam passando por um processo de reconstrução que durou todo o Turno, como pudemos observar. Há quem esteja razoavelmente encaminhado, como Cruzeiro e Palmeiras, há quem esteja em maus lençóis como Atlético-MG e São Paulo, além do caso sui generis do Botafogo que meio que manteve o que tinha no começo do ano e foi disputando na medida do possível, como no Estadual do Rio onde foi campeão, chegando na zona de Libertadores. 

2 comentários:

  1. Como flamenguista, prefiro não me manifestar :-/

    ResponderExcluir
  2. Cara, mas não é só a vida de vocês que tá dura, tirando Corinthians e Fluminense que, em que pesem seus méritos, tiveram sim sua vida facilitada pela panaceia geral - calendário, incluso -, tá todo mundo numa dureza só - o meu Palmeiras idem...

    ResponderExcluir