segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Semana de 22 de Constituição na PUC - Primeiro Dia

(Bandeira de Mello, Dalimo Dallari, Jéssica, Carlão, Maria Fernanda, Silvio Luís)






Hoje, tivemos a palestra de abertura do nosso ciclo sobre os 22 anos da Constituição - Histórico e correlação de forças que antecederam a promulgação. Estiveram presentes Celso Antônio Bandeira de Mello, Dalmo Dallari - que assinaram um certo manifesto há alguns dias -, Silvio Luís Ferreira da Rocha e a historiadora Maria Fernandes Lombardi Fernandes da Unifesp. Para além da excelente recapitulação histórica da Maria Fernanda sobre os processos de construção do próprio constitucionalismo, as falas do Dallari - rememorando, com a ternura que lhe é peculiar - o que foi a Declaração da Filadélfia, a Declaração dos Direitos do Homem, as desventuras da constituinte e, sobretudo, a fala de um certo sociólogo acerca do valor que ele dava à Constituição. A Fala do Professor Silvio Luis foi impecável e precisa como sempre. Agora, Bandeira de Mello é sempre Bandeira de Mello, ninguém - ninguém - condena FHC ao escárnio do jeito que ele faz, seja pelo seu ar meio ranzinza que produz um humor cáustico único, pela oratória soberba ou conhecimento jurídico; é de longe o melhor palestrante que eu já vi  na vida - especialmente quando ele começou a contar seus causos e, acima de tudo, quando comentou a eleição acontecida um dia antes  (ele, Bandeira, para quem não sabe, é declarado apoiador de Lula); cá entre nós, seria fantástico ter visto essa palestra em cima de uma vitória, mas sem dúvida ela teve um significado maior hoje.

2 comentários:

  1. Bandeira foi sensacional. Vc realmente disse bem .
    Com toda ironia, conhecimento politico e juridico, em poucas palavras ele conseguiu 'resumir' as eleições e seu ponto de vista politico!

    Os outros claro, mto bons, mas quando se está ao lado do Bandeira não há como ser melhor. . .

    :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. É duro mesmo. Aliás, surpreendeu-me o Barroso esta semana: Ele consegue palestrar melhor do que escreve! Perto de caras com ele e o Bandeira fica difícil competir mesmo - ainda bem que eles estão do nosso lado.

    beijos

    ResponderExcluir